TRAÇOS INDIVIDUAIS




MENOPAUSA

 

A menopausa é o momento da vida da mulher em que suas menstruações finalmente cessam e seu corpo passa por mudanças que impedem a gravidez. É uma ocorrência natural que normalmente acontece em mulheres entre 45-55 anos de idade. A menopausa é considerada concluída quando o período menstrual da mulher não voltou por um ano. Isso é conhecido como pós-menopausa.

SINTOMAS

Os sintomas podem variar de mulher para mulher e podem durar 5 anos ou mais. Em algumas mulheres, eles podem ser piores do que em outras. A primeira a acontecer é que as menstruações começam a mudar, ocorrendo com maior ou menor frequência. Essa situação pode durar de um a três anos antes de cessar completamente.

Os sintomas mais comuns da menopausa podem incluir:

  • Períodos menstruais irregulares, mais curtos ou mais longos, mais leves ou mais pesados, ocorrendo com mais ou menos frequência até que finalmente parem
  • Palpitações cardíacas: batimentos cardíacos fortes, irregulares ou acelerados
  • Ondas de calor e / ou suores noturnos, geralmente durante o primeiro e segundo anos
  • Vermelhidão da pele
  • Insônia, dificuldade para dormir
  • Menor interesse em sexo; sentindo-se menos excitado
  • Dores de cabeça
  • Mudanças de humor, incluindo irritabilidade, depressão e ansiedade
  • Problemas urinários: incontinência de urgência urinária (não conseguir segurar a urina por tempo suficiente para chegar ao banheiro) ou incontinência urinária de esforço (a urina também pode vazar quando você espirra, tosse ou ri)
  • Secura vaginal e sexo dolorido
  • Vaginal infections
  • Dores nas articulações

PREVENÇÃO

Uma vez que a menopausa (climatério) não é uma doença, mas sim faz parte do processo natural de envelhecimento da mulher, a prevenção no sentido mais estrito não é possível. No entanto, um estilo de vida saudável pode ajudar a reduzir alguns dos possíveis efeitos colaterais da menopausa.

Mudanças na dieta:

  • Evite cafeína, bebidas alcoólicas e alimentos picantes
  • Coma alimentos ricos em soja, pois a soja contém estrogênios naturais
  • Coma alimentos ricos em cálcio e vitamina D e tome suplementos vitamínicos

Técnicas de exercício e relaxamento:

  • Ser ativo
  • Faça exercícios diários que fortaleçam os músculos do assoalho pélvico (ou exercícios de Kegel) para fortalecer os músculos vaginais e a pelve. Eles podem ajudar a prevenir ou controlar a incontinência urinária e outros problemas do assoalho pélvico.
  • Tente respirar lenta e profundamente cada vez que uma onda de calor começar. Experimente fazer 6 respirações por minuto.
  • Pratique ioga, tai chi ou meditação

Conselhos adicionais:

  • Vista-se com roupas leves e em camadas
  • Ser sexualmente ativo
  • Use lubrificantes à base de água durante as relações sexuais

 

 

GENE OU REGIÃO ESTUDADA

 

  • MCM8