TRAÇOS INDIVIDUAIS




LONGEVIDADE

 

A longevidade pode ser definida como a qualidade de vida mais longa. A proporção da população mundial com mais de 100 anos é de 0,01% da população total. Na Espanha, com 11.156 pessoas acima de 100 cadastradas em 2012, a população centenária representa 0,024%, mais que o dobro de todo o planeta. Isso coloca este país entre os primeiros com maior proporção de habitantes com mais de 100 anos.

A herança e outros fatores (como ordem de nascimento e idade da mãe no momento do nascimento da criança) podem influenciar a longevidade. Também há mais relatórios que mostram que as variações no gene FOXO3A estão associadas à longevidade, primeiro em homens japoneses e cada vez mais no resto das populações, como a europeia.

Um estudo é baseado em uma coleção de variações do FOXO3A em uma amostra de homens e mulheres alemães. Eles descobriram que várias variações aumentavam ligeiramente as chances de ter uma vida longa (entre 95 e 100 anos). Quando a amostra foi dividida em nonagenários (pessoas na casa dos 90) e centenários (aqueles com mais de 100 anos), os pesquisadores descobriram que os efeitos dos SNPs da FOXO3A eram muito mais fortes naqueles que chegaram à marca do século. Por exemplo, ter um ou dois As em rs2802288 aumentava as chances de chegar a 100 em cerca de 1,5 vezes.

Rs2802288 está localizado muito perto de rs2802292, que foi um dos SNPs encontrados no relatório de setembro de 2008 de Willcox et al sobre homens japoneses que viviam no Havaí. Nesse estudo, os homens com A em rs2802292 tinham 1,91 vezes mais chances de viver até 95 anos ou mais em comparação com aqueles com dois Cs; dois As aumentaram as chances em 2,75 vezes. Ao contrário do estudo alemão, onde duas cópias da versão de longa duração não tiveram mais efeito do que uma, cada cópia de rs2802292 pareceu aumentar as chances de longevidade na amostra japonesa.

Os autores investigaram vários SNPs FOXO3A em amostras francesas e holandesas. Não houve associação estatisticamente significativa entre os SNPs e longevidade nesses grupos, embora houvesse alguns resultados sugestivos na amostra francesa.

De acordo com os autores, há boas razões para acreditar que variações no FOXO3A podem contribuir para um envelhecimento saudável. A proteína codificada pelo gene demonstrou controlar a sensibilidade à insulina e influenciar o risco de doença cardíaca coronária e diabetes tipo 2. O fato de que a associação agora foi observada em dois grupos geneticamente diversos torna a evidência ainda mais forte.

Exemplos de SNPs pesquisados:

  • rs2802292 no gene FOXO3 está associado a homens japoneses centenários.
  • rs1935949 foi correlacionado em mulheres
  • rs3758391 no gene SIRT1 está associado à longevidade da saúde cognitiva
  • rs5882 no gene CETP está associado à longevidade da saúde cognitiva
  • rs1042522, um SNP no gene TP53 foi associado a uma diferença de 3 anos de vida “” útil ””
  • rs1800795, um SNP no gene IL6 foi encontrado em um estudo de nonagenários
  • rs2811712, um SNP associado ao risco de deficiência física em pessoas idosas (indiretamente associado à longevidade)
  • rs34516635, um SNP no gene IGF1R, confirmou sua importância para a longevidade em mulheres judias Ashkenazi
  • rs2542052, um SNP próximo ao gene APOC3 também está associado à longevidade em mulheres judias Ashkenazi com mais de 95 anos de idade
  • rs3803304, um SNP no gene AKT1 está significativamente associado à longevidade na meta-análise em três coortes de mulheres caucasianas mais velhas

PREVENÇÃO

AJUDE SEU CÉREBRO

A longevidade não envolve apenas viver mais, mas também ter consciência de viver e desfrutar disso. Entre as “” receitas ”” mais frequentes (que têm base científica) para se manter alerta, está a de memorizar algo todos os dias. Os neurocientistas preferem fragmentos de livros ou poemas, pois isso exercita aquela parte do cérebro que normalmente é pouco utilizada, e isso, por sua vez, gera trocas de informações entre as células cerebrais.

Outra sugestão é tentar lembrar os nomes das pessoas ao nosso redor. Isso também está relacionado à sugestão acima, pois também faz com que o córtex cerebral trabalhe mais, com o benefício adicional de melhorar nosso relacionamento com essas pessoas e a imagem que elas têm de nós. É fato que a palavra à qual os seres humanos reagem melhor é o nosso nome. Usá-lo em uma conversa com as pessoas com quem lidamos no dia a dia faz com que se sintam valorizadas e isso melhora nossa interação com elas, resultando em uma vida melhor.

Evitar pensamentos negativos é outra maneira de manter o cérebro funcionando perfeitamente. Os especialistas recomendam fazer tudo o que for necessário para evitar pensamentos negativos; uma das maneiras mais eficazes e melhores de fazer isso é “” queimar o pensamento ””. Isso não é apenas gráfico, mas também físico. Quando um pensamento negativo invade nossa mente, é melhor fechar os olhos e imaginar a ideia em um pedaço de papel, acender o papel com um fósforo e vê-lo se desintegrar. Se pudermos fazer isso fisicamente em vez de apenas pensar sobre isso, é ainda mais eficaz.

AJUDE SEU CORPO

Em primeiro lugar, relaxe. É preciso encontrar momentos do dia para se divertir, fazer as coisas que você gosta ou simplesmente, descansar. Isso é básico para que você não desgaste seus órgãos vitais, até mesmo o cérebro, e os mantenha em forma para os desafios diários. Os especialistas recomendam dormir menos; cerca de 5 horas devem ser suficientes para um adulto, embora cada organismo seja diferente e possa precisar de mais ou menos. O que fica claro é que dormir mais de 8 horas não ajuda o corpo e pode até desacelerar seu metabolismo.

O exercício também é importante, e os especialistas dizem que devemos nos concentrar no desenvolvimento de músculos abdominais mais fortes e resistentes. Por quê? Porque eles são o centro do nosso corpo, nosso equilíbrio vem deles e é uma obrigação para qualquer atividade física. Músculos abdominais mais fortes significam que exercícios como correr, dançar, caminhar ou até mesmo escalar montanhas se tornam mais fáceis e prazerosos.

Se seguir estas recomendações, estará a fazer a sua parte para viver a vida da melhor forma possível ao longo dos anos e a ajudar a prevenir as doenças que normalmente surgem à medida que envelhecemos. Tudo isso nos ajudará a viver não apenas mais, mas também melhor.

 

 

GENE OU REGIÃO ESTUDADA

 

  • FOXO3
  • CDKN2B-AS1
  • IGF1R